Na manhã de quinta feira, 20 de abril, aconteceu a primeira Assembléia Ordinária do CONSCENSUL.

#Agenda POR @SSESI2023 20 DE ABRIL DE 2023

O Consórcio de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro Sul reuniu-se em Assembleia Ordinária, na Câmara Municipal de Ipaumirim, com o objetivo de deliberar alguns assuntos de interesse dos consorciados.

Em assembleia, foi decidido pela aprovação de minuta do primeiro aditivo do contrato de consórcio, onde além de transformar o consórcio em multifinalitário, também organizou o organograma com a criação de alguns cargos e a retirada de outros, tornando o consórcio mais enxuto e eficiente no desempenho das funções.

O presidente, Ronaldo da Madeireira, destacou entre outras coisas que a união é fundamental para se resolver o problema dos lixões e que não é só essa a medida suficiente, e ainda ressaltou a tentativa de aproximação com o MP e de órgãos governamentais correlatos as questões ambientais além de parceiros da iniciativa privada.

O prefeito Zé Helder foi enfático em dizer que muitas vezes os projetos precisam passar pelo crivo da gestão local que poderia contribuir positivamente. A prefeita Laís Nunes, destacou as dificuldades de conseguir resolver o problema histórico que é fechar o lixão e cumprir tudo que vem sendo cobrada de seu município. O prefeito, Chico Clementino destacou a boa relação com os demais e que vem se dedicando a questão ambiental em seu município e que estaria a disposição do consórcio no tocante a unir-se para o sucesso do mesmo. O prefeito, Sandro Rufino destacou que em seu município vem avançando nas questões ambientais, mas que é necessário esse estreitamento de trabalho com o consórcio enaltecendo a importância das discussões levadas para assembleia. O prefeito, Wilson Alves apontou que o consórcio é de suma importância mesmo expondo algumas dificuldades em relação aos avanços necessários, e destacou a organização e transparência do CONSCENSUL e afirmou que para dar certo a união de todos em torno do mesmo objetivo será necessário.

Os Secretários de Meio Ambiente, João Filho e Osmar foram representar os prefeitos de Orós Zé Rubens, e o prefeito Zico de Baixio. O Vice-Prefeito de Ipaumirim, Marcos, vereadores e secretários do municípios estiveram presentes.