IPAUMIRIM

Fundação: 12/12/1953

Emancipação Política: 12 DE DEZEMBRO DE 1953

Gentílico: IPAUMIRINENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: CENTRO-SUL CEARENS

Microregião: LAVRAS DA MANGABEIRA

Origem
O topônimo Ipaumirim vem do tupi-guarani e significa lagoa pequena ou alagoinha. Sua denominação original era Unha de Gato,[6] depois Alagoinha e, desde 1943, Ipaumirim.[7]

História
Localizado no território onde antes habitavam os índios Cariry.[8]

A passagem natural entres as chapadas do Apodi e Araripe, onde localiza-se Ipaumirim, facilitou no século XVII a chegada das entradas (religiosas, comerciais e militares) no interior cearense.[9] Com as notícias que na região tinha ouro em abundância, desencadeou-se uma verdadeira corrida para a busca do metal precioso nas ribanceiras do rio Salgado, e desta forma trouxe para a região do Sertão do Cariri a colonização.

Na primeira metade do século XVIII, com as entradas de paraibanos e pernambucanos que implementaram a expansão da pecuária no Ceará, na época da carne seca e charque, surgiu um núcleo urbano subordinado ao município de Umari, que havia sido criado em 1883.

Cultura
Os principais eventos culturais são a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e as Festividades de São Sebastião que começam no dia 11 de janeiro e vão até dia 20, encerrando com procissão. No dia 20 de janeiro de todo ano se forma uma romaria de pessoas peregrinando para os pés da estátua de São Sebastião que fica no topo do monte chamado Pedra de São Sebastião.

Divisão Política
A administração municipal localiza-se na sede, Ipaumirim. Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, banana, arroz, milho e feijão.
Pecuária: bovinos, suínos e aves.
Indústrias: apresenta seis indústrias, sendo três de produtos alimentares, uma de perfumaria, sabão e vela, uma de madeira, e uma de vestuário, calçados e artigos de tecidos de couro e peles. Entre as industrias de produtos alimentícios, destaca-se a fábrica de Doces Vale Verde, referencia na área e grande geradora de empregos na cidade.

Curiosidades

O ex-jogador de futebol Geraldino Saravá, grande ídolo do Fortaleza Esporte Clube e maior artilheiro do Estádio Castelão com 98 gols, nasceu em Ipaumirim.
Aline Kayoba (Aline Barbosa) cantora, contadora de histórias, nasceu em Ipaumirim. Fez sucesso no cinema com o filme curto "Antes da Encanteria" 2016 - realizado pelos diretores Elena Meirelles, Lívia de Paiva, Gabriela Pessoa, Jorge Polo e Paulo Victor Soares.
A famosa decalcadeira da cidade de Porto Ferreira, Rosangela Braz, também é de Ipaumirim.

Dados de características geográficas

Área: 273.696,00

População estimada: 12305

Densidade: 45,00

Altitude: 273

Clima: SEMIÁRIDO QUENTE

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 420,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito