Fundação: 21/10/1920
Emancipação Política: 21 DE OUTUBRO
Gentílico: CEDRENSE OU CEDROENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: CENTRO-SUL CEARENS
Microregião: IGUATU
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 939 mm [9] com chuvas concentradas de Janeiro a Abril.[10]
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte das bacias do Alto Jaguaribe e do Salgado, sendo elas o riacho do Machado, São Miguel e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles, o principal é o açude Ubaldinho que abastece a cidade.[11]
Relevo e solos
As terras de Cedro fazem parte da Depressão Sertaneja, possuindo um relevo com formas suaves e pouco dissecadas, resultando uma superfície de aplainamento em atuação no Cenozóico. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 500 m acima do nível do mar. Os solos da região são podzólicos e litólicos. O quadro geológico das terras de Cedro apresenta a predominância de rochas do embasamento cristalino pré-cambriano(gnaisses e migmatitos diversos, xistos, filitos e metacalcários). As coberturas aluvionares, com idade quaternária, formadas por areias, siltes, argilas e cascalhos, ao longo da maioria dos cursos d’água que cruzam a região.[11]
Hidrografia
A bacia hidrográfica do município é constituída principalmente pelo rio São Miguel, afluente do rio Salgado, que limita uma pequena faixa de território cedrense com o de Lavras de Mangabeira, e pelo riacho do Machado.
Outros riachos de pequena extensão são Vaca Brava, Cachoeira, Umari, Jucá, Cobra, Olho D'Água, Machado, Cangati, Defunto, Mosquito, Umarizeira e Timbaúba.
O açude Ubaldinho, localizado à leste da sede do município, na divisa com o município de Várzea Alegre, sendo que sua bacia hídrica está no município de Várzea Alegre na região denominada Agrovila-Ubaldinho, situado na rodovia CE, Cedro-Umarizeira, é o reservatório responsável pelo abastecimento d'água do município. Sua capacidade de água representa a maior reserva hídrica de Cedro. O rio São Miguel é o curso d'água que abastece o açude Ubaldinho.
Há também no município um número razoável de açudes, sendo os mais importantes o Antônio Afonso, o Assunção, o São Vicente, o Iracema, o Pelados, o Angicos, o Baixio, o Novo Horizonte, o São Luiz, o Cachoeira e o Atizeiro.
Vegetação
A vegetação típica do município é a caatinga arbustiva densa, com uma pequena área coberta com mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea).
Área: 725.786,00
População estimada: 24527
Densidade: 33,80
Altitude: 250
Clima: SEMI-ÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Distância para a capital: 400,00
Qual o seu nível de satisfação com essa página?