CEDRO

Fundação: 21/10/1920

Emancipação Política: 21 DE OUTUBRO

Gentílico: CEDRENSE OU CEDROENSE

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: CENTRO-SUL CEARENS

Microregião: IGUATU

Origem
O topônimo é uma alusão a abundância da árvore homônima existente na região no município. Sua denominação original era Fazenda Cedro, depois Cedrinho de Açúcar e, desde 1920, Cedro.[5]

História
As terras da região compreendida entre as serras da Mutuca, de Santa Maria e do Boqueirão, e entre os rios Jaguaribe e Salgado, eram habitados por diversas etnias, entre elas os índios Icó, Icozinho e Quixelô,.[6][7]

Devido à expansão da pecuária no século XVII e da mineração no século XVIII, surgiram fazendas de gado, e uma das maiores foi a Fazenda do Cedro. A cidade de Cedro teve o marco inicial em 1908 com a compra da Fazenda Cedro pelo Cel. João Cândido da Costa, que contava com duas casas: uma localizada no morro e a outra na parte baixa, no meio do carnaubal, onde passou a residir com familiares.

A necessidade de intercâmbio entre Crato e Fortaleza favoreceu a construção da estrada de ferro, que muito favoreceu a fazenda, elevando-a a categoria de vila.

Em 1915 houve uma seca que assolou o Ceará. Logo após chegou à Fazenda Zabulon uma turma de operários para a construção da ferrovia que hoje liga Fortaleza à Crato, e que teria que passar pela fazenda onde tinha abundância de água para abastecer o pessoal.

Em 15 de Novembro de 1916, a via-férrea ligando Fortaleza à Crato foi inaugurada, em convênio com o governo federal. Neste dia veio a Cedro o ilustre senador João Tomé da Silva, governador do Ceará.

Senador João Tomé, bastante comovido com o dinamismo do Cel. João Cândido, elevou o povoamento de Cedro à categoria de vila, pertencente ao município de Várzea Alegre. A partir de então, o povoado de Cedro começa a ter novo impulso. Nos primeiros anos de desenvolvimento surgiu um evidente desejo de independência, conclamando o povoado a lutar cada dia com maior impulso para a transformação da vila em cidade.

Pouco a pouco ergueram-se casas, fundaram-se fornecimentos e capelinhas. De início, recebeu o nome de Cedrinho de Açúcar pelos habitantes da época, como um atestado de bondade e atração do lugar. Foi exatamente nesse tempo que o nome do Cel. João Cândido projetou-se rapidamente no anuário da região, atingindo o ápice do prestígio social local por ele ser a única autoridade para resolver todos os casos.

Conta-se que vindo em uma de suas viagem de Roma o patriarca do Juazeiro do Norte, Padre Cícero, acompanhado de sua comitiva, parando na Fazenda Cedro, teve carinhosa acolhida por parte do proprietário e moradores. Passou parte do dia, almoçou e repousou um pouco. Na hora de sua partida, recostado no alpendre da casa grande da fazenda e avistando o carnaubal, disse que ali haveria de nascer um cidade. A notícia da profecia se espalhou rapidamente e a mercê de Deus, e anos mais tarde foi confirmada, com Cedro sendo elevado a cidade.

Cultura
Os principais eventos culturais são:

Festa do Chitão (Julho);
Festa de São João Batista (24 de Junho);
Vaquejadas (Agosto);
Exposição Agropecuária (Outubro);
Dia do Município (21 de Outubro);
FESART (12 a 19 de Dezembro).

Divisão Política
A administração municipal localiza-se na sede, Cedro.[5] O atual prefeito da cidade é Francisco Nilson Alves Diniz, popularmente conhecido como Dr. Nilson Diniz. O município é dividido em sete distritos: Cedro(sede), Agrovila, Assunção, Candeias, Lagedo, Santo Antônio, São Miguel e Várzea da Conceição.[5]

Agricultura: milho, feijão, banana, arroz, mandioca e algodão arbóreo e herbáceo.

Pecuária: bovino, caprinos, ovinos, suíno e avícola.

Ainda existem indústrias dos ramos, alimentares, têxtil, madeira, mobiliária, química e de produtos minerais não metálicos.

Curiosidades

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 939 mm [9] com chuvas concentradas de Janeiro a Abril.[10]

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água fazem parte das bacias do Alto Jaguaribe e do Salgado, sendo elas o riacho do Machado, São Miguel e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles, o principal é o açude Ubaldinho que abastece a cidade.[11]

Relevo e solos
As terras de Cedro fazem parte da Depressão Sertaneja, possuindo um relevo com formas suaves e pouco dissecadas, resultando uma superfície de aplainamento em atuação no Cenozóico. As principais elevações possuem altitudes entre 200 e 500 m acima do nível do mar. Os solos da região são podzólicos e litólicos. O quadro geológico das terras de Cedro apresenta a predominância de rochas do embasamento cristalino pré-cambriano(gnaisses e migmatitos diversos, xistos, filitos e metacalcários). As coberturas aluvionares, com idade quaternária, formadas por areias, siltes, argilas e cascalhos, ao longo da maioria dos cursos d’água que cruzam a região.[11]

Hidrografia
A bacia hidrográfica do município é constituída principalmente pelo rio São Miguel, afluente do rio Salgado, que limita uma pequena faixa de território cedrense com o de Lavras de Mangabeira, e pelo riacho do Machado.

Outros riachos de pequena extensão são Vaca Brava, Cachoeira, Umari, Jucá, Cobra, Olho D'Água, Machado, Cangati, Defunto, Mosquito, Umarizeira e Timbaúba.

O açude Ubaldinho, localizado à leste da sede do município, na divisa com o município de Várzea Alegre, sendo que sua bacia hídrica está no município de Várzea Alegre na região denominada Agrovila-Ubaldinho, situado na rodovia CE, Cedro-Umarizeira, é o reservatório responsável pelo abastecimento d'água do município. Sua capacidade de água representa a maior reserva hídrica de Cedro. O rio São Miguel é o curso d'água que abastece o açude Ubaldinho.

Há também no município um número razoável de açudes, sendo os mais importantes o Antônio Afonso, o Assunção, o São Vicente, o Iracema, o Pelados, o Angicos, o Baixio, o Novo Horizonte, o São Luiz, o Cachoeira e o Atizeiro.

Vegetação
A vegetação típica do município é a caatinga arbustiva densa, com uma pequena área coberta com mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea).

Dados de características geográficas

Área: 725.786,00

População estimada: 24527

Densidade: 33,80

Altitude: 250

Clima: SEMI-ÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 400,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito