Lançamento da campanha “Coleta Seletiva” em Várzea Alegre é marcada pela educação ambiental em diversos setores sociais

#MeioAmbiente POR EMANUEL 30 DE NOVEMBRO DE 2021

A "Coleta Seletiva: a gente faz juntos" é uma campanha que iniciou a sua divulgação no dia 25 de novembro, na cidade de Várzea Alegre. A primeira ação de Zé Helder, prefeito municipal e também presidente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-sul cearense - Conscensul, foi começar as exposições levando educação ambiental sobre coleta seletiva para diversos setores da sociedade.

As apresentações educativas foram destinas às escolas municipais e estaduais; à Secretaria de Saúde do Município (com agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias, diretores e gerentes), à Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, à câmara de vereadores, aos catadores de lixo locais e demais secretarias municipais.

O principal objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de separar o lixo reciclável do lixo orgânico e não-reciclável, facilitando a vida dos catadores de resíduos que vivem no lixão da cidade em condições sub-humanas de trabalho. Além disso, a campanha tem como grande propósito garantir que o lixo tenha a destinação correta, evitando que ele se aglomere em terrenos baldios, lugares expostos, riachos, rios e mares.

"Coleta seletiva: a gente faz juntos", conta com uma infraestrutura educativa, mas também com ações que serão realizadas pela secretaria de Meio Ambiente do município. Elas consistem no recolhimento do lixo através de um caminhão específico para a coleta seletiva que obedecerá rota diária por bairros.

Para complementar o trabalho do caminhão, estará disponível em espaços públicos os Pontos de Entrega Voluntária, os PEV'S, e os Ecopontos que são estruturas apropriadas para receber o lixo reciclável separado pela população.

A destinação final do lixo é a Central Municipal de Resíduos - CMR, local destinado ao recebimento, contabilização, embalagem e destinação correta do lixo proveniente dos PEV's, Ecopontos e residências.

A campanha "Coleta seletiva: a gente faz juntos" começa em Várzea Alegre, mas será desenvolvida, gradativamente, nos demais municípios que compõem o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Sertão Centro-sul cearense - Conscensul nos próximos meses.